Journal Citation Reports da Clarivate Analytics apresenta as revistas científicas mais influentes do mundo para 2017

14/06/2017 - 15h02 - Por PRNewswire

O JCR identifica as revistas científicas com maior impacto nas pesquisas sobre mudanças climáticas

FILADÉLFIA, 14 de junho de 2017 / PRNewswire/ -- A Clarivate Analytics divulgou hoje a edição de 2017 do Journal Citation Reports (JCR), uma atualização anual dos recursos mais completos e influentes de 2017 para informações sobre publicações avaliadas por pares e mais citadas e a fonte da classificação do Fator de Impacto de Periódicos (Journal Impact Factor – JIF).   

Desde 1973, o JCR fornece uma avaliação da posição de uma revista científica no campo da produção acadêmica através de uma avaliação objetiva de dados estatísticos, que só uma empresa e editora independente como a Clarivate Analytics pode fornecer. A análise abrange métricas de influência e impacto, itens de dados de citação, e milhões de dados de citações e revistas científicas citadas da  Web of Science, base de dados de indexação de citações que é líder no setor para ciências, ciências sociais e artes e humanidades.   

"Como entendemos a importância do Journal Citation Reports para a comunidade acadêmica, continuamos empenhados em preservar sua precisão e confiabilidade", disse Emmanuel Thiveaud, vice-presidente e diretor de análise de pesquisas da Clarivate Analytics. "A Clarivate utiliza um processo consistente e imparcial para selecionar as melhores revistas científicas do mundo para incluir no JCR."  

O JCR oferece várias métricas para analisar a atividade do periódico, desde acesso aberto até a classificação dos melhores periódicos por disciplinas, o que permite que editores e pesquisadores entendam melhor e meçam o impacto das suas atividades para tratar de questões como saúde mundial e mudanças climáticas através das suas pesquisas.    

Pensemos nas mudanças climáticas: apesar dos milhares de artigos publicados sobre as mudanças climáticas, a controvérsia ainda persiste. Para ajudar a esclarecer o que os dados das pesquisas estão relevando, o JCR identifica os cinco principais campos de pesquisa sobre mudanças climáticas como ciências ambientais, ciências atmosféricas e meteorologia, geociências-multidisciplinar, ecologia e geografia-física.  

Além disso, com base na Porcentagem Média do Fator de Impacto de Periódicos, os 10 principais periódicos nesses cinco campos são: 

Periódico

Editora

Campo

Porcentagem

Média JIF*

1. Nature Geoscience

Nature Publishing Group

Geociências-Multidisciplinar  

99,734

2. Nature Climate Change

Nature Publishing Group

Ciências ambientais; Ciências Atmosféricas e Meteorologia  

99,427

3. Energy & Environmental Science

Royal Society of Chemistry

Ciências Ambientais

99,340

4. Trends in Ecology & Evolution

Elsevier

Ecologia

99,042

5. Land Degradation & Development

Wiley

Ciências Ambientais  

98,719

6. Earth-Science Reviews

Elsevier

Geociências-Multidisciplinar  

98,670

7. Environmental Health Perspectives

US Department of Health Education &
Welfare Public Health Service

Ciências Ambientais

98,284

8. Bulletin of the American
Meteorological Society

American Meteorological Society

Ciências Atmosféricas e Meteorologia

98,235

9. Gondwana Research

Elsevier

Geociência, Multidisciplinar  

98,138

10. ISPRS Journal of Photogrammetry
and Remote Sensing

Elsevier

Geografia, Física

98,102

*Porcentagem Média JIF permite fazer uma comparação das revistas científicas em diferentes categorias, fornecendo uma pontuação normalizada com base na classificação da revista científica.  

A divulgação do JCR de 2017, que representa dados de citações de 2016 para artigos no campo das ciências e ciências sociais, apresenta 11.459 periódicos em 236 disciplinas, com 81 países representados. Um total de 132 periódicos receberam seu primeiro JIF neste relatório; 66% dos periódicos registraram aumento do seu JIF ano a ano, e 33% registraram uma redução. Esses periódicos de grande impacto são a base da Web of Science, a mais completa rede de citações e que possui mais de 33.000 periódicos. 

O Fator de Impacto de Periódicos (Journal Impact Factor) é a relação entre as citações do ano passado com os artigos publicados na publicação periódica em questão nos dois anos anteriores. Para garantir que o JIF continue transparente para a comunidade de pesquisa, a Web of Science divulgará ainda este ano links diretos para os documentos originais que compõem o denominador do JIF. E no JCR do ano que vem, haverá links diretos também para o numerador do JIF. 

A Clarivate Analytics continua aumentando seu investimento em inovação, que foi reforçado pela aquisição da Publons no início deste ano, e essa publicação do JCR inclui também melhorias adicionais, como Porcentagem dos Itens Citáveis e novos filtros que facilitam a análise do JCR. A Porcentagem de Itens Citáveis mostra a porcentagem do conteúdo de um periódico que é considerada "citável" para o cálculo do JIF.  

O JCR está disponível na InCites, uma plataforma integrada baseada na Web que trabalha com dados da Web of Science. É utilizada para medir a produção de pesquisas e seu impacto, monitorando as tendências e fazendo o benchmarking de artigos, periódicos, instituições e pesquisadores.  

Além disso, a métrica do Quartil do Fator de Impacto do Periódico do JCR será adicionada a Benchmarking e Análise da InCites esta semana. As instituições que avaliam o impacto das suas pesquisas podem utilizar os quartis do periódico para entender melhor a porção da produção do seu corpo docente que é publicada nas melhores revistas científicas e acompanhar as mudanças ao longo do tempo.  

Veja mais detalhes sobre o Journal Citation Reports, utilização de dados e citação adequada e como enviar informações sobre periódicos.

Clarivate Analytics

A Clarivate™ Analytics acelera o ritmo da inovação ao oferecer conhecimentos e análises confiáveis para clientes do mundo todo, permitindo que descubram, protejam e comercializem novas ideias com mais rapidez. Antes operava como divisão de propriedade intelectual e ciências da Thomson Reuters, e agora possui e opera um conjunto de negócios de assinatura líderes e voltados para a pesquisa acadêmica e científica, análise de patentes e padrões de regulamentação, inteligência farmacêutica e biotecnológica, proteção de marcas registradas, proteção de domínios de marcas e gestão de propriedade intelectual. Atualmente a Clarivate™ Analytics é uma empresa independente com mais de 4.000 funcionários, presente em mais de 100 países e proprietária de marcas conhecidas como Web of Science™, Cortellis™, Derwent™, CompuMark™, MarkMonitor® e Techstreet™, entre outros. Para obter mais informações, visite clarivate.com.

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/523418/Clarivate_Analytics_JCR_Infographic.jpg

Logo - http://mma.prnewswire.com/media/455613/clarivate_logo_for_press_release_Logo.jpg

 

FONTE Clarivate Analytics

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: