Jovem participa da maior Feira Internacional de Ciências e Engenharia por criar máquina para tratamento de água

04/05/2016 - 12h37 - Por Karoline Figueiredo

O jovem Ygor Requinha Romano de 18 anos, morador do município de Araraquara (SP) criou um aparelho de tratamento de água que funciona com energia solar e elétrica. O equipamento não precisa de manutenção e custa cerca de R$ 1 mil.

A invenção de Ygor  foi premiada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (FEBRACE), e agora, será apresentado na maior competição do mundo para estudantes pré-universitários, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), nos Estados Unidos.

O produto possui capacidade para beneficiar 50 pessoas e de acordo com o adolescente, o projeto foi realizado com o propósito de ajudar populações que sofrem com a falta de água potável.

"Eu espero fazer através da Ciência algo que ultrapasse minha capacidade física de ajudar alguém. Um mundo melhor só vai existir quando as pessoas fizerem algo melhor por outras pessoas", declarou Ygor. O jovem que morava em Rondônia trás em sua bagagem como experiência a falta de água e saneamento. "As pessoas não têm água tratada, o comum é ter um poço artesiano que custa R$ 10 mil. Com isso muita gente consome água dos rios, 94% das pessoas na região não têm esgoto e muito menos água tratada e isso acarreta a mortalidade infantil".

O adolescente que sempre estudou em escola pública, planeja agora cursar Engenharia Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ou estudar em Havard University, nos Estados Unidos.

Ygor viajou para os EUA para representar o Brasil na Feira que acontece entre os dias 8 a 13 de maio. A Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF) é realizada anualmente nos EUA desde 1.950. O evento é voltado para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário na qual reúne projetos de 50 nações diferentes de todo mundo.

Programação da Feira para os próximos anos:

Los Angeles, Califórnia - 14 a 19 de maio de 2017

Pittsburgh, Pennsylvania - 13 a 18 de maio de 2018

Phoenix, Arizona, - 12 a 17 de maio de 2019

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: