MEC abre período de inscrições do Fies

24/06/2016 - 11h50 - Por Thaís Ferraz

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta sexta-feira, o período de inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. Os candidatos deverão se cadastrar neste link até o dia 29 de junho.

Podem se inscrever no processo seletivo os estudantes que cumpram cumulativamente os seguintes pré-requisitos: ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, e respeitando a seguinte sequência: I - estudantes que não tenham concluído o ensino superior; e II - estudantes que já tenham concluído o ensino superior. O resultado será divulgado no dia 30 de junho. A  relação dos candidatos selecionados em Lista de Espera será publicada entre os dias 4 de julho e 10 de agosto.

Edição 2016/2

Uma das principais mudanças em relação aos anos anteriores é a redução do patamar mínimo de prestação do Fies, que passa a ser de R$50. A inscrição poderá ser concluída em até cinco dias úteis. Outra alteração importante foi realizada no sistema do programa, que passará a funcionar nos moldes do Sisu: o candidato terá acesso às notas de corte e poderá alterar a escolha de curso quantas vezes desejar. O MEC também mudou o critério de ocupação de vagas do Fies: a partir da próxima edição, 60% delas serão preenchidas pelos cursos prioritários (saúde, engenharias e licenciaturas).

Mais informações na página do MEC ou no Edital.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: