MEC amplia prazo para instituições aderirem ao SISU 2021

13/02/2021 - 15h51 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) comunicou, que ampliará o prazo para que instituições públicas de educação superior possam aderir Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.

A alteração será publicada no Diário Oficial da União (DOU) do próximo dia útil (15). O prazo que encerraria na última sexta-feira (12), agora será estendido até dia 23 de fevereiro.

O Edital que dispõe sobre os procedimentos de adesão foi publicado no DOU de 22 de janeiro. O documento também informa a obrigatoriedade dessas instituições, em selecionar candidatos no processo seletivo SISU por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição de 2020.

O SISU é um sistema informatizado do MEC, onde instituições públicas de educação superior (federais, estaduais ou municipais) ofertam vagas aos candidatos participantes do Enem. Para disponibilizar essas vagas, é necessário que os estabelecimentos realizem o processo de adesão. No ato de cadastramento, a instituição deverá informar as condições específicas de concorrência das vagas estabelecida por ela, no âmbito Sisu.

Após o período de adesão, as instituições terão um prazo (novas datas a serem divulgadas) para retificar, caso seja necessário, as informações prestadas, nas quais deverão ser enviados ao MEC por meio do sistema de gestão do Sisu.

O Edital de adesão ao Sisu prevê ainda, que seja disponibilizados pelas instituições, o acesso virtual para que os candidatos selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação solicitada e efetuar as matrículas de forma remota. As instruções são para os casos em que não possam realizar de forma presencial.

Para mais informações acesse o portal do MEC.