Na última quarta-feira (9), a presidente Dilma Roussef e o ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciaram a criação de 2 milhões de novas vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento foi transmitido ao vivo e pode ser assistido neste link.
A nova fase terá 300 mil vagas destinadas a estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é estimular adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio a voltar a estudar.
De acordo com o MEC, a nova etapa também terá parcerias com tvs públicas e uma plataforma online para cursos de qualificação. O Ministério também firmou acordo com as entidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae).
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O público beneficiado pelo programa é composto por estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores, e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.