O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (11), as datas das inscrições dos principais programas de acesso ao ensino superior no país.
As datas para o segundo semestre de 2020 são as seguintes:
- Sistema de Seleção Unificada (SISU): entre 16 e 19 de junho;
- Programa Universidade para Todos (ProUni): entre 23 e 26 de junho;
- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): entre 30 de junho e 3 de julho;
Os programas utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nas universidades. O SISU oferece vagas em instituições públicas; o ProUni disponibiliza bolsas parciais e integrais em instituições privadas; e o FIES permite financiamento dos estudos, com início do pagamento depois da formação do aluno, com baixa taxa de juros, ou zero de juros, conforme modalidade do benefício.
Para ingresso, também é necessário pontuação mínima obtida no Enem. O SISU depende da concorrência dos candidatos e a nota de corte estabelecida pela instituição ofertante; O ProUni e o FIES exigem nota mínima de 450 pontos nas provas. Em todos os casos, não pode ter zerado na Redação.
Segundo o MEC, a próxima etapa, será a publicação dos editais, para que as instituições manifestem interesse em aderir aos programas. Após adesão, será possível verificar o número de vagas e cursos oferecidos.
Para mais informações acesse o portal do MEC.