MEC apresenta guia de recomendações pedagógicas e sanitárias para retorno às aulas

08/10/2020 - 11h23 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) apresentou na última quarta-feira (7), o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica.

O documento contém normas técnicas de segurança em saúde e recomendação de ações sociais e pedagógicas a serem observadas pelos integrantes do ambiente escolar para um retorno seguro. A volta às aulas presenciais, no entanto, é decidida por estado e município, conforme orientações da autoridade sanitária local.

O Guia foi desenvolvido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação. O documento também foi baseado nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério da Saúde do Brasil (MS).

O Guia também traz sugestões produzidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os cuidados voltados à educação alimentar, nutricional e segurança dos alimentos foram mencionados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: