MEC atualiza plataforma que reúne dados sobre a educação em todo o país

28/12/2016 - 15h52 - Por Thaís Ferraz

O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou nesta semana o acesso ao Painel Educacional, plataforma que oferece informações sobre o cenário educacional em  todas as unidades da federação e municípios brasileiros. A ferramenta pode ser acessada neste link.

O Painel Educacional foi criado em 2015, com o objetivo de reunir dados que sejam úteis para o monitoramento do direito à educação. Na plataforma, é possível acessar informações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, e da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) 2015.

Além das avaliações, também é possível consultar três conjuntos de dados: "Trajetória" (matrículas, média de estudantes por turma, estudantes incluídos, matrículas em tempo integral, taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de distorção idade-série), "Contexto" (indicador de nível socioeconômico, indicador de complexidade da gestão escolar, indicador de esforço docente, indicador de adequação da formação docente, indicador de regularidade docente e índice de desenvolvimento da educação básica) e "Aprendizagem" (participação de estudantes e escolas nas avaliações e resultados). Os dados podem ser consultados por estado e município.

Dúvidas ou sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: