MEC autoriza estudantes da área de saúde para atuar no combate ao Covid-19

25/03/2020 - 16h19 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20 março, a autorização de estudantes universitários da área de saúde para realizarem estágio em unidades de saúde. O objetivo é auxiliar no combate ao Covid-19.

Para enfrentamento da pandemia, os estudantes poderão ser alocados em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades. Deverão atuar exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, conforme as especificidades de cada curso.

A decisão de atuar na frente de apoio é voltada aos estudantes que cursam os últimos dois anos de Medicina; e para estudantes que cursam o último ano de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. De acordo com a portaria, a permissão vai continuar enquanto durar a emergência na saúde pública por conta da pandemia.

Os alunos serão supervisionados por profissionais registrados em seus conselhos, além da orientação docente realizada pela Universidade Aberta do SUS (ANA-SUS). As instituições de ensino deverão utilizar a carga horária desses alunos como horas de estágio curricular obrigatório.

A atuação dos universitários nesta causa será considerada na pontuação para ingresso nos cursos de residência. Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: