MEC cria plataforma que reunirá dados sobre Ensino Técnico e Tecnológico

06/01/2018 - 15h31 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) lançou por meio de Portaria na última quinta-feira (4), a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas (Revalide). O sistema estará disponível no primeiro trimestre de 2018.

O objetivo da iniciativa é reunir dados completos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo país. A partir das informações coletadas, as equipes auxiliarão na avaliação dos processos educacionais, promovendo a qualidade de ensino e tornando mais eficiente a gestão dos programas e das políticas públicas na Educação Profissional e Tecnológica.

A plataforma obterá informações sobre o corpo docente, estudantes, quadro técnico-administrativo e gastos financeiros de todas as unidades da Rede Federal. Os dados serão embasados no cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC.

A PNP será alimentada pela Revalide. Fazem parte da Revalide os responsáveis pelo registro acadêmico local (RA) de cada unidade de ensino; os diretores; os pesquisadores institucionais; os dirigentes (reitor ou diretor); e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da SETEC.

Para mais informações acesse a página do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: