MEC e Programa Impulsiona ofertam curso de capacitação "Explorando Novos Esportes" para professores de Educação Física

11/05/2021 - 18h46 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Programa Impulsiona, estão com as inscrições abertas para o curso "Explorando Novos Esportes". O curso é online, gratuito e voltado aos professores de Educação Física.

Segundo o MEC, a formação contempla estágios do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, a categorização dos esportes e formas criativas de incluir novas modalidades no planejamento das aulas. O curso tem carga horária de 10 horas e é certificado pelo Impulsiona e pelo Instituto Singularidades.

Os interessados devem se inscrever no portal Impulsiona. Os participantes têm até 30 dias para concluir os estudos. Os materiais abrangem textos, fotos, vídeos, conteúdos complementares em PDF e atividades interativas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das crianças brasileiras não fazem o mínimo de atividade física recomendada. Os dados tornaram-se ainda mais preocupantes no período da pandemia.

"Tem criança que não gosta de bola, que prefere dança, ginástica, luta...Esse curso ajuda os professores a planejarem o ano letivo de forma organizada e inclusiva", declarou a professora de Educação Física de Franca (SP), Tarcilene Idalgo.

O Programa Impulsiona é uma iniciativa do Instituto Península, criado para utilizar o esporte como ferramenta educacional em escolas da educação básica de todo Brasil. O projeto propõe incentivar a prática de novas modalidades, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: