MEC homologa novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT)

18/12/2020 - 14h06 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a 4ª edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). O material substitui a versão vigente desde 2014. A nova versão será totalmente digital, tornando-se mais acessível ao público.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou no último dia 15, o Parecer CNE/CEB nº5/2020 da Câmara de Educação Básica (CEB) - do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aprovou a proposta apresentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) para o novo Catálogo.

O MEC realizou uma consulta pública da versão preliminar do CNCT no mês de junho deste ano, onde recebeu mais de mil contribuições. As contribuições foram avaliadas durante o processo de validação do documento, conduzida pela SETEC, do MEC. O CNCT foi desenvolvido e encaminhado ao CNE, em agosto de 2020. O documento foi elaborado por mais de 200 especialistas.

O que é Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT)?:

É um documento que apresenta de forma detalhada a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com o propósito de orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. 

O conteúdo é atualizado frequentemente pelo MEC para contemplar novas demandas socioeducacionais. Para as instituições de ensino, o catálogo é um referencial para o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio; para os estudantes, serve de base para a escolha de seus cursos, mostrando os diferentes perfis profissionais, as possibilidades de atuação e outras informações; para o setor produtivo auxilia na definição da contratação de profissionais com perfis adequados quanto às suas necessidades.

Ao todo, estão sendo apresentados 215 cursos em 13 diferentes eixos tecnológicos, com informações sobre perfil profissional dos egressos, campos de atuação, carga horária, legislações profissionais correlatas, entre outras.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: