MEC lança aplicativo gratuito para reforçar alfabetização

27/11/2020 - 15h22 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria Especial de Alfabetização (Sealf), lançou nesta sexta-feira (27), o aplicativo Graphogame. O projeto foi criado em parceria com o Instituto de Cérebro (InsCer) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O objetivo do material é apoiar famílias e educadores na alfabetização das crianças, principalmente, neste contexto de isolamento social em decorrência da pandemia por covid-19.

O Graphogame é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas direcionado às crianças de 4 a 9 anos. Segundo o MEC, a ferramenta é utilizada com sucesso em mais de 30 países, servindo de apoio no processo de alfabetização.

O produto que estimula habilidades relacionadas aos sons da linguagem e auxilia na aprendizagem da leitura, foi desenvolvido por uma empresa finlandesa chamada Grapho Learn.

Estudos científicos revelaram que o aplicativo é eficaz, especialmente, quando utilizado pela criança sob supervisão e interação de um adulto. Por isso, importante a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais.

O MEC disponibiliza um Manual de Uso do Graphogame, que explica como baixar e configurar o aplicativo. O jogo pode ser baixado gratuitamente por meio das plataformas Apple, Google e Windows. Após instalado, o jogo funcionará sem necessidade de conexão com interenet.

Para mais informações acesse o portal do MEC.