MEC lança formação para professores da Educação Infantil

20/10/2021 - 15h06 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Ministério da Educação (MEC) lançou na última terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo país. Trata-se do curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, disponibilizado de forma gratuita e online por meio da plataforma AVAMEC. A expectativa é que a ação alcance 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.

O objetivo do curso é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a faixa etária de 0 a 6 anos. Os professores terão acesso a diversos conteúdos com sugestões práticas de atividades.

A formação totaliza 200 horas, divididas em seis módulos, abrangendo os seguintes temas: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Família: mãos entrelaçadas. De acordo com o MEC, também haverá um módulo extra que oferecerá subsídios aos professores para auxiliarem estudantes numa transição de sucesso da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

"O aprendizado na primeira infância tem o potencial de definir o futuro do indivíduo. Por isso, é tão necessário focar na formação continuada dos professores de creches e pré-escolas, no sentido de ajudá-los a agirem com segurança, seguindo as práticas mais atualizadas e com evidências científicas", declarou o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB).

O Aperfeiçoamento em Educação Infantil leva os docentes  desenvolverem um pensamento cada vez mais crítico e criativo, no sentindo de construir com os seus estudantes competências socioemocionais e habilidades de relacionamento e comunicação, responsabilidade na tomada de decisão, autocontrole, além de ressaltar a importância dos vínculos e do afeto no processo de ensino e aprendizagem.

Para mais informações acesse a página do MEC.