MEC lança "Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências"

13/04/2021 - 18h02 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Ministério da Educação (MEC) lançará nesta quarta-feira (14), o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe). O evento será transmitido a partir das 10h no canal do MEC no YouTube.

O Renabe é uma ação desenvolvida que partiu da I Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), organizada pela Secretaria de Alfabetização (Sealf). A Conferência aconteceu em 2019, em Brasília, com o propósito de reunir especialistas nacionais e estrangeiros para debater sobre ações de implementação da Política  Nacional de Alfabetização (PNA).

Segundo o MEC, o objetivo do Renabe é sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia, buscando melhorar a qualidade das políticas públicas e as práticas de ensino da leitura, escrita e matemática no Brasil. As evidências apresentadas no Relatório constituem uma base técnica sólida que orienta as decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização do MEC. De acordo com o MEC, o Relatório também poderá auxiliar os gestores e os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) na elaboração de políticas educacionais para os primeiros anos escolares.

Para mais informações acesse o portal do MEC.