MEC lança terça-feira (21) o Programa Educação e Família

20/09/2021 - 18h06 - Por Karoline Figueiredo

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai lançar nesta terça-feira (21) o Programa Educação e Família. O evento será transmitido a partir das 16 horas no canal do MEC no YouTube.

O Programa busca incentivar a participação ativa da família na escola, com o objetivo de aumentar o rendimento do aluno nos estudos, além de outros benefícios. O propósito do MEC é impactar positivamente na qualidade da educação e para isso, as escolas deverão propor atividades que conquistem a presença das famílias.

Neste ano, a iniciativa abrange 5,755 escolas de educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Os recursos disponibilizados em 2021 serão de R$ 16 milhões. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas.

"Será estimulado o sentimento de pertencimento em relação à escola, com a criação de atividades que promovam a integração. Além disso, haverá formações que auxiliem docentes e diretores escolares a aperfeiçoarem cada vez mais o Programa Educação e Família", declarou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito.

Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, as escolas onde diretores concordaram fortemente com a afirmação "as famílias contribuíram com o trabalho pedagógico" tiveram uma diferença positiva de 0,6 na média do Ideb das séries iniciais do ensino fundamental em relação às que discordaram fortemente.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela a partir dos resultados do Pisa, em relatório divulgado em 2016, que a maior participação dos pais resulta em melhores notas dos estudantes.

Para mais informações sobre o Programa acesse a página do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: