MEC oferece 100 mil novas vagas para o curso online "Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)"

15/01/2021 - 14h32 - Por Karoline Figueiredo
Clique aqui para abrir o player de áudio.
Sempre abrir.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (15), a abertura de mais 100 mil novas vagas para o curso online "Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)". A capacitação é oferecida por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf). A ação também faz parte de uma cooperação internacional entre a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).

O curso é voltado aos estudantes de licenciatura e aos profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças. Os interessados devem se inscrever no portal ABC.

Os inscritos na primeira oferta de 80 mil vagas, iniciaram o curso dia 11 de janeiro de 2021. As aulas são ministrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (AVAMEC) e a programação abrange vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudos conforme princípios da gamificação e dos recursos abertos que compõe o acervo.

O curso com total de carga horária de 160 horas passará para 180 horas. "Teremos a possibilidade de ampliar o conteúdo, contribuindo, de forma mais significativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da fase inicial de educação", declarou, o presidente da Capes, Benedito Aguair.

O curso ABC é composto por um Manual Teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (em Portugal), e um programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação na Leitura do Instituto Politécnico do Porto. Segundo o MEC, a Universidade Aberta de Portugal ficará encarregada de gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil.

O objetivo é oferecer aos profissionais da alfabetização, uma qualificação de nível internacional, aliando teoria e prática. A iniciativa faz parte do programa Tempo de Aprender do MEC.

Para mais informações acesse o portal do MEC.