MEC prorroga até sexta-feira o prazo para complementação de inscrição no FIES 2018/1

08/03/2018 - 19h05 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até amanhã (09) o prazo para candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) complementarem suas inscrições e firmarem contratações no portal do FIES. 

Os candidatos não selecionados na chamada única, foram incluídos na lista de espera automaticamente. A pré-seleção dos participantes na lista de espera ocorrerá entre os dias 6 e 30 de março na página do FIES, por isso, é importante que os estudantes acompanhem o site.

A lista de convocados pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) também foi prorrogada a divulgação para dia 16 de março. O P-FIES é o programa de financiamento que acontece entre o agente financeiro operador de crédito (banco), a Instituição de Ensino Superior e o estudante. No FIES, as condições do financiamento dependem da avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Para o primeiro semestre são ofertadas 155 mil vagas, e para o segundo semestre, estão previstas outras 155 mil vagas. Podem participar do seletivo candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir da edição de 2010 e obtiveram média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado na Redação.

Novo FIES:

Em regra, o FIES começa a ser pago pelo universitário logo após a Conclusão do seu curso. O aluno não terá mais o prazo de 18 meses de carência para iniciar a quitação da dívida, porém, o valor financiado poderá ser dividido em até 175 parcelas. O cálculo das parcelas será baseado no valor do curso e a renda do estudante.

Caso o formado estiver desempregado, pagará o valor proporcional ao que pagava durante o curso, incluindo a taxa operacional do banco, seguro de vida e có-participação do estudante. Outra opção, para aqueles que estiverem empregados, é descontar direto da folha até 20%  da renda.

Três modalidades de funcionamento a partir desta edição:

Na primeira, trata-se da oferta de 100 mil vagas por ano com recursos da União. Os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos, terão juros zero. Nesta situação, o governo junto às Instituições Privadas assumirão o risco do financiamento, o que não ocorria anteriormente.

Na segunda modalidade, a fonte recursos do FIES partirá dos fundos constitucionais regionais. Neste caso, se encaixarão estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Serão oferecidas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os juros serão baixos (3%) e com risco de crédito sob responsabilidade dos bancos.

Na terceira e última modalidade, o FIES contará com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e também, com os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Serão disponibilizadas 60 mil vagas para estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com juros baixos e risco de crédito dos bancos.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: