MEC prorroga novamente o prazo para renovação do FIES

30/10/2015 - 13h34 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou hoje, 30/10, por meio da Portaria nº448 no Diário Oficial da União, a prorrogação do prazo para realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A renovação dos 1º e 2º semestres de 2015 poderão ser efetuadas até 30 de novembro.

O FIES foi criado em 1.999 pelo Ministério da educação (MEC) com o propósito de financiar as mensalidades dos Cursos de Graduação para alunos matriculados em Instituições Privadas. A prioridade são estudantes de baixa renda. Para se inscrever no Programa, é necessário estar matriculado numa Instituição que tenha conceito positivo na avaliação do MEC e que a mesma esteja cadastrada no Programa. O candidato deve comprovar a renda per capita do grupo familiar que não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos.

O Processo Seletivo é realizado duas vezes ao ano e baseia-se no resultado obtido pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na qual, precisam ter alcançado a média superior a 450 pontos sem ter zerado a redação. A redação é o primeiro critério de desempate. Nos casos específicos de não participantes do ENEM são utilizados como critérios de desempate, nº de integrantes na família, raça e renda.

Amortização:

As grandes vantagens do Programa são as taxas de juros do financiamento e a facilidade de aprovação no cadastro. O valor cobrado é 6,5% ao no, inferior das que são cobradas pelos bancos. Além disso, as Instituições precisam dar descontos de pelo menos 5% no valor da mensalidade para contemplados pelo FIES.

O início de pagamento da dívida é de 18 meses depois da conclusão do Curso. O estudante apenas terá que pagar enquanto estuda R$50,00 a cada três meses, referente ao valor dos juros.

 

 

 

 

FNDE

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: