MEC publica Edital do ENEM 2014

09/05/2014 - 14h43 - Por Thaís Ferraz





O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9), o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As datas do Exame já haviam sido anunciadas ontem.

O período de inscrições, que deverão ser realizadas pela internet, será entre os dias 12 e 23 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder à 45 questões de ciências humanas e da natureza; no segundo, serão aplicadas 45 questões de linguagens e matemática. Os estudantes também deverão produzir uma redação. As provas começarão às 13h, no horário de Brasília.

O Enem foi criado em 1998, tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes na etapa final da educação básica. A partir de 2009, o Exame passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

As provas são objetivas e compostas por quatro matrizes: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Além disso, os estudantes também realizam uma redação.

No ano passado, 7,1 milhões de estudantes inscreveram-se no exame. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 35,00.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Arquivado em: Enem