MEC publica novo edital do Fies 2016/2

20/06/2016 - 11h20 - Por Thaís Ferraz

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira, o novo edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2. O documento pode ser conferido no Diário Oficial da União.

Podem se inscrever no processo seletivo os estudantes que cumpram cumulativamente os seguintes pré-requisitos: ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

O período de inscrição estará aberto entre os dias 24 e 29 de junho. Os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, e respeitando a seguinte sequência: I - estudantes que não tenham concluído o ensino superior; e II - estudantes que já tenham concluído o ensino superior. O resultado será divulgado no dia 30 de junho. A  relação dos candidatos selecionados em Lista de Espera será publicada entre os dias 4 de julho e 10 de agosto.

Edição 2016/2

Uma das principais mudanças em relação aos anos anteriores é a redução do patamar mínimo de prestação do Fies, que passa a ser de R$50. A inscrição poderá ser concluída em até cinco dias úteis. Outra alteração importante foi realizada no sistema do programa, que passará a funcionar nos moldes do Sisu: o candidato terá acesso às notas de corte e poderá alterar a escolha de curso quantas vezes desejar. O MEC também mudou o critério de ocupação de vagas do Fies: a partir da próxima edição, 60% delas serão preenchidas pelos cursos prioritários (saúde, engenharias e licenciaturas).

Mais informações na página do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: