MEC publica Instituições aprovadas no Programa de Escola em Tempo Integral

23/12/2016 - 13h49 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (23) as Unidades de Ensino selecionadas pelo Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Confira a lista.

Foram aprovadas 523 Instituições em 26 Estados e Distrito Federal. O Programa em sua 1ª edição receberá 266 mil matrículas em Tempo Integral, implementado entre 2017 a 2020. Todas as Escolas que aderiram ao Programa receberão recursos já no início do ano letivo de 2017. Os valores serão transferidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O cálculo do valor repassado é de R$ 2 mil por aluno, anualmente. No processo de seleção foram priorizados as Escolas e Regiões de vulnerabilidade Social ou com Baixos Índices Sociodemográficos.

Para participar do Programa, as Secretarias Estaduais de Educação tiveram que enviar ao MEC o Termo de Adesão e o Formulário do Plano de Implementação contendo as seguintes informações: Plano de Gestão Escolar; Planejamento Pedagógico; entre outros conforme estabelecido em Portaria nº 1.145 de 10/10/16.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a política de incentivo à Educação em Tempo Integral é eficaz e tem mostrado resultados muito positivos no Ensino Médio em Estados como no Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e principalmente em Pernambuco.

Com reformulação do Ensino os jovens terão uma carga horária maior de permanência na Escola permitindo que participem de atividades pedagógicas, esportivas, culturais, entre outros. A prioridade é melhorar qualidade de Ensino no país, diminuir o número de evasão escolar, evitar que os alunos fiquem nas ruas, valorizar o potencial dos estudantes, estimular o interesse dos mesmos pelos estudos, prepará-los para o mercado do trabalho, entre outros.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: