O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira, as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De acordo com o documento, a prova será aplicada no dia 20 de novembro.
As inscrições deverão ser realizadas pelas instituições de ensino superior. Entre os dias 20 de outubro e 20 de novembro, os alunos dos cursos selecionados deverão responder o questionário do estudante, que será disponibilizado na página do Inep.
Serão avaliados, nesta edição, os estudantes matriculados nos seguintes cursos:
Bacharelado: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia.
Cursos tecnológicos: Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.
O Enade é aplicado todos os anos para estudantes que estejam no último ano de graduação dos cursos selecionados. O Exame não cobra um desempenho mínimo dos alunos, pois o resultado é utilizado apenas para medir a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como base os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.