ENEM 2016 registra mais de 6 milhões de inscritos

19/05/2016 - 16h10 - Por Karoline Figueiredo

Foram registrados até às 20 horas de ontem (18), 6.001.792 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016. Os interessados poderão se inscrever até às 23h:59min desta sexta-feira (20) no portal do ENEM.

Para edição deste ano é previsto 8 milhões de inscrições, na qual 2,2 milhões destes são estudantes concluintes do Ensino Médio. Candidatos do último ano do Ensino Médio de Escolas Públicas ou autodeclarados "carentes" estão isentos de pagamento de taxa. Importante ressaltar que, inscritos isentos que não comparecerem nos dias de provas perderão o benefício para as próximas edições.

O valor cobrado para inscrição é R$ 68,00 e o pagamento pode ser efetuado até dia 25 de maio às 21h:59min. Pessoas com deficiência ou necessidades específicas podem solicitar atendimento especializado no ato da inscrição.

O Exame pela primeira vez contará com a impressão digital para reconhecimento individual. A impressão do participante será registrada na ficha de identificação por meio de um selo gráfico, autoadesivo. Outros métodos de segurança também serão aplicados como o envelope lacrado com as provas e o detector de metais.

As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro com início às 13h:30min. No sábado terão duração de quatro horas e meia e no domingo, cinco horas e meia.

Com o resultado da média do ENEM o candidato poderá tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) na qual oferta bolsas de estudos integrais ou parciais para Cursos de Graduação e Cursos Sequenciais de Formação Específica em Instituições Privadas de Ensino Superior; poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que considera a nota obtida para distribuição de vagas nas Instituições Públicas em todo país; conseguir o Financiamento Estudantil (FIES) e também participar do Programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em cursos Técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC).

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: