MinC divulga resultado final do Prêmio Culturas Populares 2018; 500 iniciativas são contempladas

23/10/2018 - 14h23 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou na última segunda-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final do VI Prêmio Culturas Populares.

Foram selecionadas 500 iniciativas culturais como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, entre outras atividades desenvolvidas. As categorias recompensadas foram de mestres e mestras (200); grupos sem Cnpj (192); pessoas jurídicas sem fins lucrativos (77); pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural (11); e herdeiros e herdeiras de mestres já falecidos - in memoriam (20). Os vencedores receberão R$ 20 mil cada (dobro da edição anterior).

Em cada edição, a competição homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Nesta edição de 2018, a homenageada foi "Selma do Coco" falecida em 2015. A pernambucana chamada Selma Ferreira da Silva, ficou conhecida por consolidar o ritmo do coco (típico do Nordeste). Gravou 3 CDs, participou de festivais nos Estados Unidos e Europa, além de receber o Prêmio da Música Brasileira.

Neste ano, foram 2.227 inscrições. No ano passado (2017), o concurso que protagonizou Leandro Gomes de Barros, registrou o maior número de inscritos até o momento, com 2.862 participantes.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil.

Confira as regiões premiadas e demais informações na página do MinC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: