MinC divulga vencedores do V Prêmio Culturas Populares

29/11/2017 - 17h11 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou ontem (28) os vencedores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Leandro Gomes de Barros. Confira a lista de premiados.

Os premiados têm um prazo de até 60 dias (a partir de 28/11) para o envio da documentação complementar  solicitado no edital. O material deve ser enviado para [email protected] ou via postal conforme endereço disponível na página do MinC.

Neste ano, o concurso registrou o maior número de inscritos até o momento, com 2.862 participantes. Foram selecionados no total 500 candidatos que serão agraciados com R$ 10 mil cada. Do total de premiados, 258 são do Nordeste, 251 do Sudeste, 42 do Norte, 28 do Sul e 21 do Centro-Oeste.

As categorias do Prêmio foram as seguintes: Mestres e Mestras; Grupos/Comunidades; Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos; e Herdeiros de Mestres já falecidos.

Em cada edição a competição homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Para esta edição de 2017 o escolhido foi Leandro Gomes de Barros (1865 - 1918). Barros foi um dos primeiros escritores brasileiros de literatura de cordel com mais de 200 obras escritas. Considerado grande poeta, é autor de muitos clássicos dos quais foram vendidos milhares de exemplares.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e do que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país", explicou o ministro da Cultura, Sérgio Sá leitão.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: