MinC recebe inscrições para VI Prêmio Culturas Populares

09/05/2018 - 15h17 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cultura (MinC) abriu as inscrições para o VI Prêmio Culturas Populares. Os interessados podem participar nas categorias Mestres e Mestras; Grupos/Comunidades; Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos; ou Herdeiros de Mestres já falecidos.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site ou via postal até dia 13 de unho. O regulamento e demais informações estão disponíveis na página do Prêmio.

Serão selecionadas 500 iniciativas culturais como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, entre outras atividades desenvolvidas. Os vencedores receberão R$ 20 mil cada (dobro da edição anterior). Neste ano o concurso também reconhecerá ações em acessibilidade cultural

Em cada edição, a competição homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Nesta edição, a homenageada será "Selma do Coco" falecida em 2015. A pernambucana chamada Selma Ferreira da Silva, ficou conhecida por consolidar o ritmo do coco (típico do Nordeste). Gravou 3 CDs, participou de festivais nos Estados Unidos e Europa, além de receber o Prêmio da Música Brasileira.

No ano passado, o concurso que protagonizou Leandro Gomes de Barros, registrou o maior número de inscritos até o momento, com 2.862 participantes. Foram selecionados no total 500 candidatos que receberam R$ 10 mil cada. Do total de premiados, 258 foram do Nordeste, 251 do Sudeste, 42 do Norte, 28 do Sul e 21 do Centro-Oeste.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: