Ministério da Cidadania divulga resultado preliminar do VII Prêmio Culturas Populares

29/10/2019 - 15h37 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cidadania divulgou o resultado preliminar do VII Prêmio Culturas Populares. Confira o resultado preliminar da fase de classificação. 

Os candidatos puderam participar nas categorias Mestres e Mestras; Grupos/Comunidades; Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos; ou Herdeiros de Mestres já falecidos.

Foram avaliados 909 projetos de Mestres e Mestras, com 672 desclassificados e 237 classificados. No caso de Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos foram analisados 185 trabalhos, sendo 7 deles desclassificados e 178 classificados. O prazo para solicitação de recurso já encerrou.

Serão selecionadas no total,  250 iniciativas culturais como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, entre outras atividades desenvolvidas. Os vencedores receberão R$ 20 mil cada. Na edição anterior, a competição premiou 500 iniciativas.

Em cada edição, o Prêmio Culturas Populares homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Neste ano, o homenageado será o cantor, compositor e ator Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha (nascido em 1.927 e falecido em 1.985). O artista escreveu mais de 700 canções e tornou-se ícone da cultura popular do Rio Grande do Sul.

No ano passado, a prestigiada foi Selma do Coco. A pernambucana chamada Selma Ferreira da Silva, ficou conhecida por consolidar o ritmo do coco (típico do Nordeste). Gravou 3 CDs, participou de festivais nos Estados Unidos e Europa, além de receber o Prêmio da Música Brasileira.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas por todo país.

Acesse os portais da Secretaria Especial da Cultura e do Prêmio Culturas Populares.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: