Ministério da Cultura lança 11 editais para o setor audiovisual

08/02/2018 - 14h56 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cultura (MinC) lançou ontem (7) em Brasília, o Programa #AudiovisualGeralFuturo, com o objetivo de revelar e incentivar novos talentos no setor audiovisual.

Para a primeira realização do programa, o MinC publicará no Diário Oficial da União (DOU) até dia 26 de fevereiro, 11 editais voltados ao desenvolvimento, produção e difusão de trabalhos audiovisuais. A partir da divulgação dos editais, as inscrições poderão ser realizadas no portal do MinC.

Os regulamentos serão conduzidos pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC e os recursos serão disponibilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Serão ofertados no total R$ 80 milhões dos quais apoiarão cerca de 250 projetos.

Em todos os editais constarão sistema de cotas, com o propósito de reduzir as desigualdades no mercado audiovisual. De acordo com pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), divulgadas em janeiro de 2018, existe uma significativa diferença em relação ao gênero e raça neste setor. A Ancine analisou 142 longas-metragens brasileiros lançados em 2016, do total de filmes, 75,4% foram dirigidos por homens brancos, 19,7% por mulheres brancas e 2,1% por homens negros. O estudo revelou que nenhum longa foi dirigido ou roteirizado por mulheres negras.

Acesse a página do Minc para conferir as categorias de projetos dos editais que serão publicados e demais informações.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: