Ministério da Cultura lança primeira plataforma mundial de e-learning de caligrafia árabe e artes decorativas islâmicas

28/04/2020 - 17h02 - Por PRNewswire

RIAD, Arábia Saudita, 28 de abril de 2020 /PRNewswire/ -- Mergulhado em um rico patrimônio cultural, o Reino da Arábia Saudita alberga há séculos alguns dos melhores calígrafos árabes e artistas islâmicos da história. O Ministério da Cultura da Arábia Saudita está celebrando este patrimônio e liderando a transformação digital desta forma de arte especializada, lançando a primeira plataforma de e-learning do mundo para caligrafia árabe e artes decorativas islâmicas.

A plataforma, chamada de Al Khattat ("O Calígrafo"), é uma iniciativa do Ano da Caligrafia Árabe e do Programa de Qualidade de Vida, parte integrante da Visão 2030 do Reino. A plataforma será supervisionada por calígrafos de renome da Arábia Saudita e do mundo árabe como um todo, promovendo o intercâmbio cultural e permitindo que calígrafos ilustres compartilhem conhecimentos por meio de cursos de treinamento, projetos e workshops.

A Al Khattat é o mais recente exemplo da dedicação do ministério à transformação cultural e digital, permitindo tanto a calígrafos em ascensão como a artistas estabelecidos explorar esta antiga forma de arte enquanto permanecem em segurança em casa neste momento em que o mundo luta coletivamente contra a pandemia do coronavírus.

A plataforma proporcionará aos interessados em aprender a arte da caligrafia árabe uma oportunidade de assistir a aulas ministradas pelos principais profissionais do setor e permitirá que criadores culturais se engajem com pares internacionais. Os participantes poderão escolher o estilo de caligrafia, bem como o calígrafo específico com o qual desejam aprender, além de optarem entre uma variedade de cursos de formação, incluindo caligrafia árabe, douramento e confecção de painéis. Os participantes também são convidados a estudar o design de fontes, em que aprenderão a criar fontes de computador com o alfabeto árabe.

Um símbolo de identidade nacional, a caligrafia árabe está profundamente ligada à história do Reino da Arábia Saudita, e a sua beleza estética reflete a prosperidade da cultura saudita. O apoio do Ministério da Cultura a esta plataforma destaca a sua apreciação e celebração desta forma de arte e da sua história, na medida em que procura desenvolver e nutrir um rico ecossistema cultural enquanto divulga o patrimônio saudita ao mundo.

A plataforma Al Khattat pode ser acessada em https://www.alkhattat.net

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1161115/The_Calligrapher.jpg

FONTE Ministry of Culture, KSA

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: