O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) encerra dia 22 de setembro, as inscrições para bolsas de estudos integrais voltadas à pesquisa, em universidades japonesas. Os brasileiros interessados que já tenham concluído a graduação, podem participar.
Os contemplados com as bolsas de pós-graduação do MEXT, posteriormente, poderão dar continuidade aos estudos no Japão com mestrado ou doutorado. Os bolsistas ficarão isentos de todas as taxas do curso escolhido, além de receber um valor mensal de 143 mil a 148 mil ienes. As passagens aéreas também serão custeadas. O programa também oferece aos participantes um curso de japonês aos que não dominam a língua, durante 6 meses.
O programa não exige domínio na língua, no entanto, é necessário saber um pouco. Para concorrer às bolsas, os candidatos também precisam ter concluído o ensino superior até junho de 2021; e ter nascido após 2 de abril de 1.986.
O processo seletivo consistirá nas seguintes fases: 1ª fase: análise de documentos, análise do projeto de pesquisa (traduzido em inglês ou japonês) e entrevista; 2ª fase: envio de documentos ao Japão para análise do MEXT.
Confira todos os documentos solicitados, os pré-requisitos, as orientações, o endereço para envio do formulário preenchido junto com a documentação e demais informações no portal do Consulado do Japão em São Paulo.
De acordo com o Consulado, as datas de inscrições, provas e entrevistas podem sofrer alterações em decorrência da pandemia causada por Covid-19. Importante que os candidatos acompanhem as publicações no portal do Consulado.