Ministério da Justiça lança curso EaD "Psicologia das Emergências e Desastres"

08/02/2021 - 16h58 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o curso de capacitação "Psicologia das Emergências e Desastres". O objetivo é preparar profissionais de segurança pública para atuarem em situações de emergência, como desastres e acidentes.

O curso foi desenvolvido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP). Segundo o MJSP, a proposta teve iniciativa a partir da identificação do aumento de agentes que precisaram se afastar de suas atividades laborais devido a comorbidades relacionadas ao adoecimento mental.

A capacitação é ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), dividida em quatro módulos e com carga horária de 24 horas/aula. Entre os temas abordados estão: as fases de um desastre; os transtornos mentais associados ao desastre; o emprego do método de triagem START (Simple Triage and Rapid Treatment) em emergências com múltiplas vítimas, além da utilização de meios e suportes que auxiliem as vítimas fisicamente e psicologicamente.

Os interessados em participar do curso devem se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), e logo após, realizar inscrição na Rede EaD-Segen.

O curso ficará disponível na plataforma durante todo o ano de 2021. Para mais informações acesse o portal MJSP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: