Ministério da Justiça promove a XVII Reunião Plenária de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

16/11/2019 - 16h04 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), promoverá entre os dias 18 e 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a XVII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

A ENCCLA é uma rede de articulação de diversos órgãos e entidades públicas para a atuação coordenada no enfrentamento a esses crimes. A conferência realizada anualmente avaliará os estudos e produtos sugeridos pelos grupos de trabalho das 14 Ações de 2019, além de discutir propostas que serão executadas no próximo ano, em 2020.

O evento contará com a participação de autoridades de diversas instituições brasileiras, dos poderes legislativo, executivo e judiciário e dos ministérios públicos, além do público em geral. O objetivo é debater e propor medidas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro existentes no Brasil.

A ENCCLA atua desde 2003 e os trabalhos desenvolvidos durante esses anos, trouxeram diversos resultados positivos no combate ao crime de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção. Entre os resultados alcançados destacam-se: O Programa Nacional de Capacitação de Treinamento no Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (PNLD); a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB); o Sistema de Movimentação Bancária (SIMBA); a iniciativa de padronização do layout para quebra de sigilo bancário e a posterior criação do Cadastro Único de Correntistas do Sistema Financeiro Nacional (CCS); entre outros.

Confira o endereço e os horários da XVII Reunião, o cronograma completo e demais informações no portal do MJSP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: