Ministro da Educação anuncia data de aplicação do Revalida

01/09/2020 - 17h48 - Por Karoline Figueiredo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou nesta terça-feira (1), que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos pelas Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será aplicado dia 6 de dezembro de 2020.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Revalida, já selecionou os profissionais que formarão a comissão julgadora do Exame. O Instituto também divulgará em breve os editais do processo seletivo.

O Exame é composto por duas etapas (teórica e prática): na primeira fase (6 de dezembro de 2020), as avaliações são compostas por 100 questões objetivas de múltipla escolha no período matutino, e 5 questões discursivas, no período vespertino; na segunda fase (sem data definida) participam apenas os aprovados na primeira, que realizam testes práticos em clínicas. Os participantes que reprovarem na segunda fase, poderão refazer o procedimento por mais duas vezes.

Revalida - avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil.

A última edição realizada no Brasil foi em 2017 , obtendo 7.380 inscritos e 393 aprovados. Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: