Ministro da Educação faz avaliação otimista do ENEM 2015 com índice de 25,5% dos faltantes

26/10/2015 - 07h07 - Por Karoline Figueiredo

Após a realização das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste final de semana, o ministro da educação, Aloizio Mercadante falou sobre a satisfação em ter essa edição do ENEM 2015 com baixo índice de abstenções em comparação aos anos anteriores. "Chegamos ao final do ENEM com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para a educação brasileira", declarou em entrevista coletiva.

O porcentual de faltosos neste ano foi de 25,5% o mais baixo até agora. Entre as eventualidades ocorridas também estão: Eliminados por equipamentos inadequados em sala e por detectores de metais, total de 740, número bem menor comparado à 2014 que totalizou 1.519 eliminações; Interrupção por falta de energia em 23 locais de provas; Ocorrência médica foram 9; 3 candidatos foram eliminados por postarem imagens da prova em redes sócias; 5.203 candidatos ficaram sem fazer as provas por serem canceladas devido às chuvas e falta de energia.

Os 5.203 candidatos que tiveram as provas canceladas poderão fazer nos dias 1 e 2 de Dezembro, conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).

Dos mais de 7 milhões de inscritos, 5,7 milhões realizaram o ENEM 2015. Para Mercadante a motivação dos estudantes e a punição para os faltantes isentos fez com que diminuísse o número de abstenção nesta edição.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: