Ministro da Educação se pronunciará sobre voltas às aulas nesta quinta-feira (17)

16/09/2020 - 19h38 - Por Karoline Figueiredo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participará nesta quinta-feira (17) de uma audiência pública na comissão que acompanha as ações do governo referente à pandemia de Covid-19.

Segundo o senador Confúcio Moura (MDB-RO), na ocasião, o ministro apresentará os protocolos para a retomada das aulas presenciais no país. O anúncio sobre a audiência foi publicada na última terça-feira (15) no portal da rádio senado.

O fechamento das escolas no Brasil iniciou no mês março deste ano em consequência do coronavírus, e a retomada, vem sendo discutida por órgãos, entidades e governos.

No dia 10 de agosto, a capital do Amazonas, Manaus, iniciou a reabertura do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, e em menos de 15 dias, 342 dos 1.064 professores que estavam trabalhando, testaram positivo para a doença. Com a contaminação significativa no ambiente escolar, o governo cancelou o plano de retorno do Ensino Fundamental.

O Amazonas foi um dos primeiros estados do país a vivenciar o colapso do sistema de saúde, em decorrência da pandemia. A justificativa do governo para reabertura das escolas, foi a constatação na queda de número de casos.

Diversos Estados seguem com planos para retorno das aulas. O Estado de São Paulo, por exemplo, deu uma previsão para 7 de outubro, data que ainda será confirmada dia 20 deste mês. O Rio de Janeiro, mesmo com número expressivo nos casos confirmados de Covid-19, prevê a volta às aulas dia 5 de outubro.

Em julho, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) publicou uma Nota sobre a situação do vírus no país, abordando inclusive o risco de volta às aulas.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: