Ministro da Educação rebate críticas ao ENEM 2015 e destaca a importância do tema da Redação

27/10/2015 - 15h30 - Por Karoline Figueiredo

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em audiência pública no Senado Federal hoje, 27/10, ressaltou a necessidade de continuar debatendo o tema de Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano sobre a violência contra as mulheres. Assunto que segundo ele merece total dedicação e resolução. "Talvez, por termos uma presidenta mulher, avançamos muito com a Lei Maria da Penha e contra o feminicídio. Chamar à atenção esse tema é algo que deveria ser aplaudido", afirmou.

Mercadante considerou como censura as críticas que fizeram sobre o texto citado da filósofa Simone Beauvoir no ENEM e defendeu a proposta abordada. "Sobre o tema do ENEM cito Simone Beauvoir: 'A gente não nasce, se torna mulher', que não votava até os anos 30 e que era tida como um ser ligeiramente acima de crianças e de loucos", esclareceu o ministro.

O ministro negou que o tema tenha relacionado algum tipo de doutrinação, conforme especulado pelo deputado Jair Bosonaro (PP-RJ) em redes sociais. Destacou ainda que, censurar Simone Beauvoir, pode ser chamado de tudo menos Educação.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: