A Câmara dos Deputados encerra dia 2 de dezembro, o prazo de inscrições para o Missão Pedagógica no Parlamento 2020. Os interessados devem se candidatar no portal do programa.
A iniciativa busca capacitar profissionais da Rede Pública de Ensino de todo país em Educação para a Democracia, com o objetivo de incentivar e promover estudos sobre valores democráticos no ambiente escolar.
Podem participar do programa professores, orientadores ou coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Escolas Públicas. Os candidatos devem apresentar o termo de ciência e recomendação da escola. Os mesmos também não podem ter participado de edições anteriores.
As diretrizes didático-pedagógicas do programa são: a participação ativa do educador; a formação de multiplicadores; a integração entre teoria e prática; o reconhecimento da diversidade de contextos; a criatividade e inovação.
Em todas as edições são sorteados 16 professores de cada Estado e Distrito Federal para participar durante oito semanas, de um curso a distância. Entre os 432 participantes, 54 (dois de cada Estado e Distrito) são selecionados para fazer parte do módulo presencial do programa, em Brasília, com duração de 40 horas.
Durante as aulas serão abordados os seguintes assuntos: No módulo a distância - construção e aplicação de projetos pedagógicos de educação para a democracia.módulo presencial - conhecimentos relacionados à democracia e representação; processo legislativo; papel institucional da Câmara dos Deputados e as funções do Parlamento; participação do cidadão; conceitos da educação para a democracia e o letramento político; o papel da escola para a formação democrática e cidadã; conceitos e experiências de projetos pedagógicos de intervenção.
Para mais informações acesse o portal Missão Pedagógica e o portal da Câmara.