Museu Nacional lança exposição virtual "Os Primeiros Brasileiros"

14/04/2021 - 15h36 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Museu Nacional estreou ontem (13), a exposição virtual "Os Primeiros Brasileiros" - obra não foi atingida pelo incêndio ocorrido no Museu Nacional em 2018, pois na ocasião, a coleção encontrava-se no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

A mostra que já recebeu mais de 250 mil visitantes, agora ganha sua edição virtual. A edição incentivada pelo Projeto Museu Nacional Vive, tem como objetivo reconstruir o Museu e promover a interação da sociedade a partir deste importante acervo.

O projeto é uma realização do Museu Nacional em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Cultural Vale e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O acervo "Os Primeiros Brasileiros" é composto por painéis históricos; músicas; filmes; e fotografias que trazem a diversidade e as narrativas dos povos indígenas. O material foi concebido pelo antropólogo e professor do Museu Nacional João Pacheco de Oliveira em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

"A exposição, por meio da consideração dos povos indígenas do Nordeste, representa um mergulho na história do Brasil, recupera a exuberância dessas populações ao início da colonização, mostra as formas de dominação a que foram submetidas, exibe a força e a vitalidade de sua produção cultura. Ao fim, aponta o protagonismo desses povos e comunidades na contemporaneidade, colocando em prática, uma nova forma de cidadania, que colabora com a construção de um projeto de nação pluriétnica e multicultural", declarou o antropólogo, João Pacheco de Oliveira.

Acesse exposição virtual e outras informações no portal ONU Brasil.