Novo aplicativo "Clique Escola" fornece informações detalhadas sobre escolas públicas e privadas no país

23/03/2020 - 13h06 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) lançou na última quinta-feira (19), o aplicativo "Clique Escola" que disponibiliza informações sobre Escolas Públicas e Privadas de Educação Básica no país.

O Clique Escola já pode ser baixado pelo celular por toda comunidade escolar ( gestores, conselheiros, diretores, professores, estudantes, pais e responsáveis) e o público interessado, nas lojas Google Play e Apple Store. Por meio do aplicativo é possível verificar dados educacionais e financeiros relacionados às Escolas.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Educação Básica do MEC e as informações atualizadas serão importadas das bases de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No aplicativo podem ser encontrados dados como:

  • Nota de cada Escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) por ano, etapa de ensino e disciplina;
  • Distorção idade-série por ano e etapa de ensino;
  • Média de alunos por turma e por etapa de ensino;
  • Porcentagem de professores com curso superior por ano e por etapa de ensino;
  • Taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono por etapa de ensino; e outras diversas informações.

As pessoas com o Clique Escola em mãos, também poderão acessar a situação financeira da Instituição desejada. Serão apresentados por exemplo, os repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e recursos enviados pelo MEC para as Instituições públicas de Ensino Básico, de forma detalhada. Estarão disponíveis as datas de pagamentos do PDDE, o valor total da parcela, além da discriminação entre as partes referentes ao custeio e ao capital.

O aplicativo também permitirá uma comunicação direta entre o MEC e as Instituições, facilitando a troca de informações como ações do Ministério; cumprimento e encerramento de prazos; cursos de formação disponíveis para profissionais da Educação, entre outros aspectos.

Para mais informações acesse o portal do MEC.