Novo marco no monitoramento de mudanças climáticas: ECMWF revela uma amostra da ERA5

03/11/2016 - 16h07 - Por PRNewswire

READING, Inglaterra, 3 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- Um ano após o Acordo de Paris, o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) lança a ERA5, a ferramenta global mais poderosa já desenvolvida para o monitoramento climático.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161102/435664 )

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161102/435665 )

A publicação dos primeiros dados da ERA5, representando um período de dois meses, define um marco para a reanálise do clima no ECMWF.

Produzido pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus financiado pela União Europeia e operado pelo ECMWF, o mais recente avanço na série ERA apresenta uma melhoria sobre as séries anteriores pelos seguintes aspectos:

  • Oferece uma resolução especial muito mais aprimorada  
  • Fornece estimativas das variáveis atmosféricas de hora em hora 
  • Proporciona uma representação consistente das incertezas 
  • Utiliza mais observações por satélite  
  • Permite acesso a todas as observações inseridas 

A reanálise do clima global oferece recursos críticos para o entendimento e monitoramento de processos associados às mudanças climáticas, e para a informação de cenários futuros dessas mudanças. A reanálise combina informações de observações meteorológicas passadas e presentes com modelos de previsão modernos, usando técnicas de assimilação de dados desenvolvidas para previsões numéricas do tempo.

A ERA5 fornece uma nova descrição numérica do clima recente e contém estimativas de parâmetros atmosféricos como a temperatura do ar, a pressão e o vento em altitudes diversas, e parâmetros na superfície como precipitações, conteúdo da umidade do solo e altura das ondas do oceano.

"Com o melhor uso das observações, uma descrição aprimorada dos processos físicos e uma resolução temporal e espacial consideravelmente mais alta, a ERA5 cria novos conjuntos de dados globais para monitorar as mudanças climáticas para pesquisas, educação e aplicações comerciais. Os usuários terão pela primeira vez acesso às estimativas das variáveis atmosféricas de hora em hora, em uma resolução horizontal de 31 km, e em 137 níveis da superfície a até 1 Pa (cerca de 80 km)", disse Jean-Noël Thépaut, chefe do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus no ECMWF.

Outra novidade da ERA5 é a produção de um conjunto de reconstruções climáticas de 10 membros para todos os parâmetros e níveis. O novo recurso baseia-se no sistema do Conjunto de Assimilações de Dados (EDA) desenvolvido no ECMWF, que responde explicitamente por erros nas observações e no modelo das previsões. Os usuários poderão acessar dados que permitam avaliar a confiança que depositam na análise de vários parâmetros, em locais e horários diferentes.

A ERA5 representa a quinta geração de reanálises atmosféricas do clima global desenvolvidas pelo ECMWF. Essas reanálises do clima foram iniciadas com as reanálises do FGGE (Primeiro Experimento Global do GARP) produzidas nos anos 80, seguidas pela ERA-15, ERA-40 e mais recentemente a ERA-Interim.

Como o primeiro passo na transição da ERA-Interim para a ERA5, um conjunto de dados da ERA5 abrangendo dois meses está agora disponível possibilitando aos usuários adaptar seus sistemas para substituir a ERA-Interim. Esse lançamento é um marco importante: ele define o início de uma jornada de dois anos que permitirá progressivamente aos usuários acessar o clima dos últimos 40 anos.

Todos os produtos de dados da ERA5 oferecem livre acesso e download gratuito. Estão instalados no principal repositório de arquivos do ECMWF para dados meteorológicos, MARS (Meteorological Archival and Retrieval System) e estão à disposição do público através do Web API do ECMWF.

Notas aos editores 

Todos os produtos de dados da ERA5, que oferecem livre acesso e download gratuito, incluirão informações sobre incertezas, que serão fornecidas para cada parâmetro em intervalos de 3 horas e em uma resolução horizontal de 62 km. Em comparação com a ERA-Interim, muitos parâmetros novos, como componentes de vento a 100 metros, também estarão disponíveis. Um conjunto de dados contendo todas as observações da entrada de dados, juntamente com informações detalhadas de como são usadas, estarão à disposição dos usuários. No total, a produção completa da ERA5 gerará aproximadamente 5 petabytes de dados. Observe que os dados de amostra da ERA5 publicados hoje são provisórios e poderão ser suspensos no lançamento final da ERA5.

Para mais informações sobre a ERA5 acesse: https://climate.copernicus.eu/climate-reanalysis

O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) é uma organização intergovernamental que desenvolve e produz previsões meteorológicas globais. Conta com o apoio de 34 estados-membros e colaboradores.

O ECMWF opera o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus e o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus em nome da Comissão Europeia e colabora com o Serviço de Gestão de Emergências Copernicus.

As instituições acadêmicas e ambientais da Europa, incluindo os serviços meteorológicos nacionais, desempenham um papel fundamental no sucesso do Copernicus.

Contato para a mídia
Silke Zollinger
Gerente de eventos e relacionamento com a imprensa
Copernicus Communication
European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo)
Shinfield Park, Reading, RG2 9AX, UK
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 (0)118 9499 778
Celular: +44 (0) 755 477 3973
Web: ecmwf.int | atmosphere.copernicus.eu  | climate.copernicus.eu

FONTE European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: