Olimpíada de Língua Portuguesa 2019: professores devem enviar os textos dos alunos até 19 de agosto

27/05/2019 - 17h52 - Por Karoline Figueiredo

A Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" encerrou dia 13 de maio, o período de inscrições de sua 6ª edição. A competição é direcionada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de Escolas Públicas de todo país.

Neste ano, a Olimpíada recebeu o cadastramento de 42.086 Escolas de todos os Estados, em 4.876 municípios. No total foram registradas 171.035 inscrições em todas as categorias.

Inscrições: Primeiro foi necessário que a Secretaria de Educação na qual a Escola é vinculada, realizasse a adesão no portal da OLP. Em seguida, os professores efetuaram as inscrições de seus alunos no mesmo portal. Os professores também participam da OLP por meio de Relato de Prática (descrevendo as experiências com a realização das oficinas).

As Escolas agora terão até dia 19 de agosto para encaminhar os textos dos estudantes às comissões julgadoras. O portal da OLP disponibiliza aos professores cadernos virtuais, contendo orientações e sequência didática que auxiliará os estudantes na elaboração dos textos dentro dos temas propostos.

Categorias de participação - gênero textual:  Poema (5º ano); Memórias Literárias (6º e 7º anos); Crônica (8º e 9º anos); Documentário (1º e 2º do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio). A Olimpíada é composta por etapas municipal, estadual, regional e nacional. Na etapa nacional serão selecionados 32 estudantes.

Nesta edição o tema é "O lugar onde vivo". Confira os critérios de participação, o resultado, a premiação, e demais informações no Regulamento e no portal da OLP.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: