Pagamentos de taxa do Enem devem ser realizados até hoje

28/05/2014 - 14h06 - Por Thaís Ferraz

Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio deverão pagar a taxa de inscrição nesta quarta-feira. O valor é de R$35 e o valor pode ser pago nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil.

Para imprimir o boleto, os candidatos deverão acessar a página de inscrição, clicar em "acompanhe sua inscrição" e inserir o número do CPF e a senha pessoal. Uma página com as informações do estudante irá aparecer; ao final dela, o candidato deverá clicar em "emitir GRU". O boleto será gerado e o estudante deverá imprimi-lo.

O edital do Enem 2014, que inclui as datas mais importantes do calendário do exame, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 9 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder à 45 questões de ciências humanas e da natureza; no segundo, serão aplicadas 45 questões de linguagens e matemática. Os estudantes também deverão produzir uma redação. As provas começarão às 13h, no horário de Brasília.

O Enem é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior desde o ano de 2009. As universidades brasileiras podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. A prova do Enem também serve, em alguns casos, como certificado de conclusão do Ensino Médio.

Neste ano, 9,519,827 pessoas se registraram para realizar o exame - 21,8% a mais do que no ano passado, que contou com a adesão de 7.834.017 candidatos.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: