Parlamento Jovem Brasileiro 2020 realizará Plenária Final de forma virtual no mês de abril

26/02/2021 - 15h59 - Por Karoline Figueiredo

A Organização do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) informou na última quarta-feira (24), que a Plenária Final da edição de 2020 não será mais realizada de forma presencial, como estava prevista para o mês de maio deste ano.

A medida foi tomada em decorrência da pandemia por Covid-19. O evento foi remarcado com datas antecipadas para o mês de abril (26 a 30) e acontecerá totalmente de forma virtual.

Fases do PJB 2020: os 78 estudantes selecionados no programa realizarão nas próximas semanas, três audiências públicas para aprofundamento dos assuntos considerados mais relevantes por eles; eleger a Mesa Diretora do PJB e a presidência das comissões temáticas; trabalhar com seu partido para inserir emendas aos projetos que considerarem prioritários para sua legenda; realizar as reuniões de comissão para deliberação de todos os projetos apresentados, e escolher dois projetos para serem debatidos na Plenária Final que ocorrerá virtualmente e contará com a presença de todos os deputados da casa e dos jovens deputados do PJB.

O PJB também promoverá uma série de encontros online para que os jovens possam interagir e trocar experiências. Confira o novo cronograma completo.

O programa selecionou 78 estudantes de todo país para participar de uma jornada parlamentar. O PJB recebeu nesta edição, 311 projetos, sendo os temas mais abordados Educação, Direitos Humanos e Saúde, respectivamente.

A comissão avaliadora dos projetos levou em consideração os seguintes critérios: originalidade, justificativa, clareza, precisão, ordem lógica, relevância/mérito da proposição para sociedade, adequado uso da modalidade escrita, proposição no âmbito nacional/federal, técnica e legislativa.

Podem participar do PJB estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil. Os candidatos devem desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os estudantes vivem a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: