Parlamento Jovem Brasileiro 2020 recebe inscrições até maio

22/04/2020 - 14h32 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados está com as inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020. Os interessados podem se candidatar até 29 de maio no portal PJB.

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil

Os candidatos deverão desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país. A proposta deverá ser encaminhada junto com a ficha de inscrição.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os 78 selecionados (de diferentes regiões) realizarão a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

De acordo com a Câmara, nesta 17ª edição os encontros presenciais estão previstos para se realizarem, entre 21 e 25 de setembro na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). Na ocasião, os participantes recebem informações sobre o processo legislativo, além de realizar debates e outras simulações como deputados federais.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: