Parlamento Jovem Brasileiro 2020 recebe projetos escolhidos pelos Estados e Distrito Federal

31/08/2020 - 14h38 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados divulgou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Confira os nomes por Estado e Instituição.

Os candidatos já estão participando da seleção final que iniciou 17 de agosto e seguirá até 4 de setembro. O resultado será divulgado dia 18 de setembro.

A primeira etapa de avaliação foi realizada pelas secretarias estaduais de educação. Os projetos inscritos foram repassados aos Estados e Distrito Federal, dos quais possuem autonomia para criar suas comissões de seleção.

De acordo com a Câmara, os temas mais abordados entre os estudantes foram Educação, Direitos Humanos e Saúde, respectivamente.

Os 78 estudantes selecionados de todos os Estados e Distrito Federal, participarão de uma jornada parlamentar virtual entre os meses de outubro e novembro de 2020. A simulação do Projeto de Lei que acontece em Brasília, ainda não tem data definida.

As mudanças no cronograma foram realizadas devido a pandemia causada pela Covid-19. O PJB disponibilizou conteúdos pedagógicos em seu portal e suas redes sociais (facebook e instagram), para que os estudantes não ficassem prejudicados quanto à preparação de seus projetos de leis. O propósito foi amenizar o impacto causado pela falta de orientações dos professores. O programa também criou um novo canal de inscrições para quem não têm acesso à internet. É um número de whatsapp exclusivo para este caso (61 3216.1867).

A Organização realizou outras alterações, entre elas, o comprovante de matrícula do candidato solicitado em outra etapa; a autorização dos pais ou responsáveis será exigida somente no momento da viagem; e a idade de participação foi redefinida para nascidos entre 1º de janeiro de 1.998 e 31 de dezembro de 2004.

Parlamento Jovem Brasileiro:

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil

Os candidatos devem desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os estudantes vivem a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.