"Parlamento Juvenil do Mercosul 2016" seleciona estudantes do Ensino Médio

01/08/2016 - 16h20 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2016 (PJM) estarão abertas até dia 5 de setembro para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de todo Brasil. Os interessados deverão elaborar um projeto autoral juvenil, preencher a ficha de inscrição e encaminhar a documentação solicitada para os endereços disponíveis no edital. O edital informa todos os procedimentos que devem ser seguidos, os critérios de participação e seleção, o cronograma e demais informações.

O objetivo do PJM é buscar a integração dos jovens para que promovam políticas educativas como cidadania regional, cultura de paz e respeito à democracia, os direitos humanos e ao meio ambiente. O candidato selecionado representará sua Unidade de Federação e o Brasil no PJM, com mandato de 2 anos, participando ativamente do Parlamento Juvenil juntamente com todos os outros parlamentares juvenis dos países membros e associados.  Os jovens irão elaborar debates e propostas nos diversos temas que abordam as necessidades comuns ao MERCOSUL (Mercado comum do Sul - Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai) como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, entre tantos outros.

Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Secretarias Estaduais de todo Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: