Período de inscrições do Sisutec termina hoje

Por Thaís Ferraz
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) deverão se inscrever, até o fim desta sexta-feira, na página do processo.  Serão oferecidas 291.338 vagas, distribuídas entre 122 cursos de 937 unidades de ensino. A divulgação da primeira chamada será realizada no dia 25 de março e as matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 26 e 28 de março.

Poderão se inscrever no Sistema de Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenham obtido nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, os estudantes deverão informar apenas o número de inscrição e senha utilizados no Enem de 2013. Nenhuma taxa será cobrada.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, na página do Sisutec, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Essa classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção e serve apenas de referência para os estudantes. O resultado final será divulgado apenas na data estabelecida pelo Sisutec.

As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorrerão à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também poderão optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!