Personalidades recebem "Troféu Raça Negra 2015"

16/11/2015 - 17h38 - Por Karoline Figueiredo

Neste domingo, 15/11, o secretário da Educação, Aloizio Mercadante, premiou o nigeriano escritor Wole Soyinka e também o brasileiro cantor, escritor e compositor, Martinho da Vila com o Troféu Raça Negra 2015 em São Paulo na sua 13ª edição. O evento contou com a participação de autoridades, artistas, escritores, cantores, entre outros.

O prêmio é uma iniciativa da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) junto com a Universidade Zumbi dos Palmares que homenageia pessoas negras e não negras que trabalham pela inclusão do negro na sociedade. O Troféu Raça Negra também faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra 2015.

Aos 86 anos, Wole ao receber o prêmio declarou que nunca se curvou ao autoritarismo e a intolerância e sempre lutou por uma sociedade plural e livre. O escritor ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1.986. Martinho da Vila falou sobre a honra de receber o prêmio e agradeceu os responsáveis pela organização.

Na edição passada, de 2014, foram homenageados Nelson Mandela (1918-2013) considerado um guerreiro que lutou pela liberdade e tornou-se presidente da África do Sul em 1994; o ator Thiago Barbosa (protagonista do musical Rei Leão), entre outros.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: