Pesquisa sobre impactos da pandemia na educação encerra nesta sexta-feira (14)

14/05/2021 - 12h27 - Por Karoline Figueiredo

A pesquisa "Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil", que integra a segunda etapa do Censo Escolar 2020, ficará disponível no Sistema Educacenso até às 18h de hoje (14).

Os dados devem ser declarados, preferencialmente, por gestores das escolas. As informações coletadas servirão para a compreensão dos impactos causados pela suspensão das atividades escolares presenciais em decorrência da pandemia por Covid-19.

Segundo o Inep, 91,29% (148.980) das escolas de educação básica do país já haviam respondido o formulário até segunda-feira (10). A pesquisa abrange questionamentos como quantos estudantes foram transferidos; quantos deixaram de frequentar a escola ou faleceram; sobre o rendimento dos mesmos; quantidade de aprovados ou reprovados; e outros. O Inep divulgará os resultados desta etapa no mês de junho.

O Censo Escolar é o principal meio de coleta de informações sobre a Educação Básica, coordenado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros. Os dados também contribuem para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: